Arquivos

50 Anos do Cine São Luiz

Cine São Luiz
Clique para ampliar

Uma noite de gala onde o aniversariante recebeu vários convidados ilustres para dividir a felicidade desse Jubileu de Ouro. Pelo que vi no filme-documentário sobre a inauguração do Sr. Luiz, a festa de ontem ficou atrás em dimensão mas em emoção ficou nivelada. Dava gosto ver como ir ao cinema era um ritual importante, um acontecimento social. Namoricos, negócios, casamentos, desencontros e outros acontecimentos importantes se desenrolaram no São Luiz, nas suas poltronas, corredores, banheiros e arredores.

Ao adentrar no São Luiz fui saudado por distintas senhoras da melhor idade que portavam roupas com estilo da época da inauguração em 1958. Muito educadas nos ofereceram balas e desejaram uma boa soirée. Na ante-sala podemos apreciar mais uma vez os Lustres Tchecos, mui belos, provinientes da Região da Boêmia, o piso e as paredes de mármore italiano. A escadaria um luxo só com seus corrimões dourados. Melhor que palavras são as fotos que estão aqui para não nos deixar faltar com a verdade. Aguardamos ansiosamente a preparação da pipoca e fomos para o primeiro andar do Cinema, sim pois não é todo dia que esse setor é liberado. Relembrando de um passado não tão distante rememoro que em 1998 o Cine São Luiz conheceu pela última vez sua lotação por completo, as 1200 poltronas foram ocupadas para exibição do Titanic.

Inicia-se a programação com os discursos de praxe e após isso tivemos a exibição de um documentário sobre os 90 anos do Grupo Severiano Ribeiro no Ceará e no Brasil. A presença do grupo, a influência do mesmo nos costumes através dos seus filmes. Mostrou-se ainda o presente e as apostas para o Futuro. O segundo documentário da noite tratou de retratar exclusivamente sobre o Sr. Luiz, o Cine, e toda sua história, dos fatos que o circundaram e das pessoas que fizeram e fazem parte da sua história de sucesso! Muito emocionante. Após isso foi exibido o filme “Anastasia, a princesa esquecida” filme que fez parte da festa de debute dessa grande sala, a maior do Ceará.

Finalizo relembrando uma frase que pincei do evento de ontem: “Fortaleza tem vários locais de exibição de filme, com 100, 200 e até 300 cadeiras mas Cinema mesmo só existe um, e esse é o Sr. Luiz”

Convite: Vamos ao São Luiz?


Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.