Arquivos

De volta à Praça do Ferreira

Não, não é pré-carnaval fora de época mas é quase! A Prefeitura de Fortaleza está promovendo pelo segundo ano consecutivo o Arraiá da Cidade na Praça do Ferreira. Evento patrocinado pela Prefeitura através do III Edital de Fomento aos Festejos Juninos promovido pela Secultfor. Começou ontem, hoje a festança continua e amanhã o encerramento. Altamente recomendado! Essa é a escolha do Aidentu para hoje

Festejos Juninos animam a cidade até amanhã

 

A festança continua hoje (13) com mais quadrilhas e apresentações de Chico Pessoa, Grupo Asa Branca e Ítalo e Renno.

 

Amanhã (14) é último dia para conferir o Arraiá da Cidade, a maior festa junina que Fortaleza já viu. Uma cidade cenográfica foi preparada para transformar a Praça do Ferreira, no coração da cidade, em cidade do interior, com direito a quadrilhas, barracas de comidas típicas, brincadeiras e shows. Realizado desde esta quinta-feira (12), o evento é uma promoção da Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

 

A festança continua hoje (13) com mais quadrilhas e apresentações de Chico Pessoa, Grupo Asa Branca e Ítalo e Renno. No sábado (14), será a vez de o forró bem-humorado de Marivalda e Grupo Kariri subir ao palco, seguido pelo grupo Meirinhos do Forró, do Rio Grande do Norte. Os shows começam a partir das 19h30.

 

Nesta quinta-feira (12), a banda Kbra da Peste, formada por quatro irmãos que trazem o forró no sangue desde pequenos, foi a primeira atração musical da noite. O sanfoneiro Waldonys encerrou a programação dando seu ritmo ao arrasta-pé no São João de Fortaleza.

 

A Praça do Ferreira também recebeu ontem o artista homenageado na quarta edição do Arraiá da Cidade, Audifax Rios. O traço do escritor e ilustrador está nas peças de divulgação do evento. “Eu adoro Fortaleza, e sinto que a cidade me adora também. Essa homenagem, do povo de Fortaleza, da Prefeitura desse povo, me toca muito, pelo sentido também de ser uma festa folclórica, um dos temas abordados na minha arte, tanto na literatura como na pintura”, afirma o artista, nascido em Santana do Acaraú, mas que vê em Fortaleza uma “segunda terra”.

 

Atrações

 

Todas as tardes, seis quadrilhas (sendo uma formada por crianças) animam o Arraiá da Cidade, a partir das 16h30. Os grupos foram escolhidos dentre as quadrilhas com melhores pontuações na seleção do III Edital de Fomento aos Festejos Juninos. O edital investiu R$ 221 mil do orçamento da Secultfor em 94 projetos (24 festivais e 70 quadrilhas), garantindo assim a democratização e descentralização dos recursos públicos para o segmento cultural.

 

“Isso aqui é a apenas uma amostra do que está na cidade toda, em cada bairro”, declarou a secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, durante a abertura do evento. Para ela, a festa é uma oportunidade de usufruir e aplaudir a cultura cearense, utilizando um espaço público de maneira democrática. “É um lugar pra você vir com a sua família, com seus amigos, e se sentir numa cidade do Interior, isso em pleno centro, no coração da quarta capital do país”, descreve.

 

O clima ingênuo da homenagem aos santos de junho é construído na Praça do Ferreira com a ajuda de casas de taipa, totens com situações típicas do sertão para colocar o rosto e tirar fotografias, além de jogos como tiro ao alvo e pescaria. “As pessoas ganham brindes e levam pra casa. Esse ano, nós temos a novidade do pau de sebo. E um prêmio de 50 reais pra quem conseguir subir, é muito divertido”, explica José Alves Netto, coordenador das Linguagens Artísticas da Secultfor. As brincadeiras continuam até se esgotarem os brindes do dia.

 

Segurança

 

Para garantir o conforto e a segurança dos brincantes durante os três dias de festa, a Prefeitura montou um esquema que envolve Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Guarda Municipal, Empresa de Limpeza Urbana (Emlurb), Empresa de Transporte Urbano (Etufor), Secretaria Executiva Regional II, Controladoria do Município e a Secretaria Extraordinária do Centro.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Fortaleza

 

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.