Arquivos

O último regresso e o ficarei.


Concentra 2008: Renato o mesmo, um com mais outro com menos

Já se vão alguns anos desde que o advogado Jason Fernandes escreveu o texto Amor a primeira vista no Jornal O Povo e foi aqui prontamente republicado. Jason descrevia com precisão poética as características do povo cearense: alegre, galhofeiro, irreverente, brincalhão. A maior surpresa dele, que não é conterrâneo, era o fato de possuirmos uma exuberante festa de pré carnaval mas nosso carnaval que era pra ser bom, era apenas frapê, no melhor estilo chá de camomila.


Concentra 2009: Primeiro Luxo no Concentra

Os anos se passaram, o pré carnaval continuou florescendo e aquela interrogação do advogado estrangeiro adentrou no consciente coletivo dos bons foliões de nossa cidade. Por que, hein? Por que não podemos deixar a folia de Janeiro irromper Fevereiro e transformar tudo numa festa só? Falta-nos dinheiro para gastar nesses dias? Esbanjamos muito mais viajando para as praias do interior ou para Recife, Olinda, Salvador e Rio. Falta interesse público? Falta interesse do público? Faltam atrações? De falta em falta poderíamos encher uma cartela. Mas chega de ficar procurando um culpado para assumir os erros. Vamos começar de novo!


Concentra 2010: A Praça do Ferreira lotada.

Não temos os Ursos de Olinda? OK! Sem problemas, temos o Bode Ioiô, incontestavelmente superior! Não temos um Quanta Ladeira? Ok, temos, quer dizer, tínhamos o Mundiça Alegre que deu uma paradinha mas já volta, temos o Sanatório Geral, além de outros potenciais que estão surgindo. Não temos um Bola Preta? Temos o Concentra Mas Não Sai que é tão bom quanto. Bateria de Escola de Samba? Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila, Unidos do Acaracuzinho, Bons Amigos, Baqueta, etc. Ahhh mas o Maracatu de Olinda… E o Maracatu Solar deixa algo a desejar? Baque solto ou virado? Temos inúmeras outras agremiações de Maracatu como Nação Baobab, Vozes da África, Nação Iracema, Nação Fortaleza, Az de Ouro, etc.


Concentra 2011: Aiso e Renato.

Por que não dar uma chance? Por que não fazermos parte dessa folia? Chega dessa coisa besta de ir para o Rio procurar vídeotape multicolorido, isso só fica bonito na música do Ednardo. Vamos procurar nossas coisas aqui mesmo. Lá na Domingos Olímpio, Praça do Ferreira, Praça dos Leões, Benfica, Pólo da Mocinha e Aterrinho Praia de Iracema. Se achar pouco sem problema, cada turma faz um cordão, monta um bloco e vamos fazer juntos nosso carnaval.


Concentra 2012: Roberto, Marcus Vale e Lívia.

A semente foi plantada e está germinando, a ideia do pré carnaval foi sempre cativar a população e causar essa reflexão: Por que não Carnaval em Fortaleza? Acusem-me de hipocrisia por estar pregando tudo isso e ir para Olinda. Irei de fato… Será meu último regresso, assim espero. Lembro-me que em 2009 a dor era pungente por não poder ir para Olinda e ter que me conformar com o carnaval de Parnaíba. Hoje aquela dor volta na mesma intensidade, mas volta por não ficar na minha cidade querida e fazer parte do renascimento do nosso carnaval. Mas não tem nada não, todos nós que vamos curtir o carnaval fora temos direito ao último regresso, aquela despedida final.


Concentra 2013: Lívia, Marta, Renato, Roberto, Volia e o fotográfo é Marcus Vinícius.

E com imaginação, inspiração e muita vontade vamos fazer em nossa casa o melhor carnaval dos últimos 100 anos. E logo na Copa do Mundo! Finalizo por aqui porque o remorso das coisas que vou deixar pra trás me impede de continuar. Até logo, Fortaleza.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.