Aniversário de Fortaleza: 283 anos de contrastes

283_01283_02
A Enseada do Mucuripe e a Volta da Jurema: Amor a primeira vista!

Dia 13 de Abril… O dia que essa jovem moça comemora mais uma primavera. Claro que como todas adolescentes ela tem seus problemas e suas crises. Sabe como é, são coisas da idade… Porém mesmo assim, com esse olhar juvenil cativante, aqueles olhos de ressaca, de cigana oblíqua e dissimulada que Machado de Assis já descrevia, apaixonam cada vez mais pessoas de todo o mundo. Quem flerta com essa beldade fica embevecido e não consegue se desvencilhar do seu canto de sereia. É algo que tem na água, é alguma coisa que dá no juízo da gente, um frenesi que corre a espinha todas as manhãs, uma lufada de vento vespertina que mais lembra um beijo suave e cálido num crepúsculo convidativo na Ponte dos Ingleses.

283_03283_04
Coração pulsante de Fortaleza: Praça do Ferreira e o Theatro José de Alencar.

Falar de Fortaleza é entoar uma paixão incomensurável. É um sublime prazer verborrágico almejar transcrever para o vil papel um amor platônico de tamanha magnitude. Ah Fortaleza… Cantada em vários versos famosos por distintos poetas inebriados com esse amor, tal qual esse mero escriba que vos escreve, um pobre artesão da palavra que tenta agradar sua musa com alguns alfarrábios. No dia que comemora seu natalício a aniversariante ganhou de presente um banho dos deuses, acredito que seja um choro copioso de um pai desditoso por ter que se separar de sua filha mais bela, que já é uma jovem adulta procurando trilhar seus caminhos.

Fica mais uma vez registrado a quem interessar possa, independente da naturalidade e da nacionalidade, que aqui no Nordeste do Brasil, neste torrão de terra abençoado por Deus, existe uma cidade com quase 3 milhões de filhos que nutrem por ela uma paixão para toda vida. Parabéns Fortitudine por mais um aniversário, tomara que eu possa estar contigo sorvendo essa paixão durante muitos e muitos anos. Parafraseando um político da atualidade me despeço dizendo: Obrigado Fortaleza!

2 comments to Aniversário de Fortaleza: 283 anos de contrastes

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>