Arquivos

Ciclofaixa de lazer se consolida e incrementa os negócios do setor

O comércio de bicicletas está em alta. Segundo o lojista Márcio Falcão, as vendas aumentaram em torno de 40% desde a primeira edição da Ciclofaixa de Lazer promovida pela Prefeitura de Fortaleza. Márcio trabalha também com locação durante o evento desde a primeira edição. A quantidade de 45 bicicletas que foram levadas no último domingo não supre a demanda e Márcio já pensa em aumentar o negócio: “Alugo todas, não sobra nada. Todas são revisadas e têm os itens de segurança necessários. O preço é de apenas 20 reais para poder usar a manhã toda. Muitos gostam e vão depois à loja comprar a sua”. Muito entusiastas gastam até 5 mil reais em peças para equipar as bikes.

rentabike02
Bicicletas para locação na Ciclofaixa de lazer

A loja de Márcio tem preço para todos os bolsos. “Muita gente vem aqui, gasta mais de mil reais, compra uma segunda bicicleta para esposa, filho. E pelo menos uma vez por mês vem fazer a revisão e lubrificação para passear no final de semana” afirmou o empresário. Já João Alcântara, também lojista do ramo, afirma que o negócio das bicicletas nunca esteve tão bem: “Seria melhor se o governo olhasse para gente desonerando os impostos assim como fez com os carros, assim nossas vendas seriam maiores ainda”. João Alcântara tem a loja JA Ciclo e promove passeios noturnos com vários destinos, passando pela Beira Mar, Sabiaguaba e as Tapioqueiras na Messejana.

Ciclofaixa de lazer tem roteiros diversos

roteirosdiversos

O roteiro inicial já sofreu alterações duas vezes por conta do evento internacional Iron Man e a Corrida das Estações. Porém, no domingo passado (23/11), a Prefeitura alterou mais uma vez o percurso para passar pela nova Avenida Monsenhor Tabosa e também evitar a Feira livre no entorno da Catedral. Durante todo o percurso existem cones separando os ciclistas do trânsito dos carros, além de agentes de trânsito orientando e fiscalizando as ações. Ao todo 118 servidores públicos estão envolvidos no evento para dar segurança e tranquilidade. A intenção da prefeitura é que em 2015 novas rotas sejam lançadas, uma partindo do bairro da Serrinha, nas proximidades da Universidade Estadual do Ceará e outra vindo da Av. Bezerra de Menezes.

ciclodelazer
O Passeio Público é ponto de saída e chegada

A Ciclofaixa de Lazer é uma ação da Prefeitura de Fortaleza que procura trazer os fortalezenses às ruas para prática do ciclismo aos domingos. A iniciativa, antes vista com desconfiança, foi abraçada pela população que vem ocupando os espaços públicos. A primeira edição aconteceu no dia 21/09 onde, segundo dados da Prefeitura, 4 mil pessoas aproveitaram o domingo ensolarado para prática do ciclismo, desfrutando as belezas de nossa capital. O ponto de partida foi no Parque do Cocó ao lado da Av. Sebastião de Abreu, passando pelas avenidas Virgílio Távora, Dom Luís, Desembargador Moreira, Abolição, Almirante Barroso, Alberto Nepomuceno e chegando ao Passeio Público.

Desde o início, já aconteceram 8 edições, com apenas duas pausas para as Eleições 2014, que ocorreram nos domingos dos dias 05 e 26 de outubro. Para a estudante Lívia Bezerra de Menezes este acontecimento incentiva os cidadãos a conhecer melhor a cidade, além do que se vê atrás dos vidros dos coletivos e automóveis. Sobre o clima Lívia declara: “É melhor vir cedinho porque depois das 10h o calor fica grande, talvez se a ação fosse a partir das 16h entrando na noite fosse melhor, mas tem a questão da segurança, né?”.

Edição do vídeo: Ricardo de Melo
Texto: Roberto Félix

2 comments to Ciclofaixa de lazer se consolida e incrementa os negócios do setor

  • Joao Damasceno

    Bom dia. Estou me inserindo recentemente na prática do ciclismo, para passeios de fim de semana, e quem sabe logo mais, ir para o trabalho também. Entretanto, o que tenho percebido é que é um tanto difícil obter os percursos/trajetos da Ciclofaixa de Lazer (aos Domingos), os pontos de apoio etc. Pergunto: Não há algo como um app? Não há uma página que indique onde será o percurso da Ciclofaixa? Um calendário? Sempre vejo nos jornais como uma simples “nota”, porém, hoje (25/09/2016) nada encontrei sobre o passeio. Meu segundo questionamento refere-se a compra de bicicletas, porém, antigas…! Por exemplo: Procuro uma Caloi 10 (ou mesmo a concorrente Monark 10) das antigas, as chamadas “Magrelas” dos anos 70/80, porém, impressionante como é difícil fazer pesquisas para encontrá-las localmente. Enfim, muito legal o Blog, valeu e tudo de bom.

    • Olá João,

      Os percursos da Ciclofaixa são fixos, você pode consultar sempre no site da Prefeitura de Fortaleza. É um calendário permanente, todo domingo ocorre. Olha, sobre bicicletas antigas, tem uma fanpage no facebook chamada Reciclo que trabalha com este tipo de bikes e faz restaurações. Um serviço bem profissional! Recomendo a visita!

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.