Arquivos

O Brasil é Nordestino!


Sport – Campeão da Copa do Brasil 2008

Já dizia Euclides da Cunha: “O Sertanejo é antes de tudo um forte”. Vou utilizar da licença poética e mudar um pouco essa frase e ouso dizer: “O Nordestino é antes de tudo um forte”. Somos fortes porque lutamos contra toda sorte de adversidade, somos escorchados pela Máfia da indústria da seca, somos enganados pelos políticos de nossa região que usam a pobreza como carro-chefe eleitoreiro para perpetuar-se no poder. Somos achincalhados no ‘Sul Maravilha’ quando em época de Seca somos obrigados a ir lá tentar vida melhor. Somos chamados de Paraíbas, Cabeças-Chatas, Passa-fome e outra infinidade de adjetivos perjorativos.

E mesmo assim, recebendo esse tratamento, ainda tem Nordestino que devido a lobotomia causada pela ‘Grande Imprensa’ tem o descaramento (falta de vergonha na cara) de torcer para os times de lá. O Rio que passa na minha casa não é o Sena e nem o Tâmisa e nem muito menos o Danúbio. A água que bebo não é a Água Mineral Perrier, é a água que vem do Pacoti, do Riachão. Sou Nordestino, cabra macho, tenho vergonha na cara e valorizo as coisas da minha Terra! Não foi o meu Ceará, não foi o Fortaleza, não foi o Ferroviário. Foi um vizinho nosso! Mas nós Nordestinos somos todos unidos contra todas as dificuldades que enfrentamos. Torci sim a favor do Sport, vibrei com cada gol, fiquei tenso até o final do jogo e no final gritei: É campeão! Essa vitória também é minha. Essa vitória é nossa! Hoje o Brasil acordou mais Nordestino que o de costume, ao invés de uma bossa triste toca um frevo alegre, hoje o ‘Seu Zé’ da Portaria lá do Prédio de Luxo em Copacabana pode mostrar um sorriso leve, solto e lembrar que seus conterrâneos são lutadores, são guerreiros e antes de tudo Fortes!

3 comments to O Brasil é Nordestino!

  • Não existe lobotomia, existe o direito de escolher o que é melhor pra si, e isso também se aplica ao time de coração. O preconceito que vem de lá é o mesmo que vai daqui. Parabéns pro Sport, legítimo campeão.

  • Qual seria a probabilidade de uma pessoa daqui do Estado torcer por um Time ‘Estrangeiro’ antes das Redes de TV´s Nacionais serem criadas? 0,00001%. Não é 0% porque sempre teve gente de lá que vem morar aqui. Quanto ao preconceito é só ver os comentários do Neto, Godói e companhia na Band hoje.

    Olha o que o Luciano do Vale falou deles http://www.youtube.com/watch?v=M2jC8-BA-eo

    😉

  • Luiz

    Talvez os torcedores mistos do Nordeste não saibam como são tratados em São Paulo e no Rio, se soubessem não torceriam jamais para times do eixo São Paulo Rio. Dou valor os nordestinos que prestigiam os times da sua terra. Aqui em São Paulo também tem muito torcedor dos times cariocas, são praticamente todos nordestinos ou cariocas. Quem é de São Paulo torce para time paulista, com raras exceções.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.