A interrogação chamada Pré Carnaval 2013

pre2013

Como os leitores sabem, este Blog é um ferrenho defensor do Pré Carnaval de Fortaleza. Apesar de darmos destaque aos Blocos que frequentamos, não esquecemos dos outros Blocos, os mais periféricos, que vivem sem os holofotes da grande mídia que destaca apenas a Praia de Iracema, Centro e Benfica.

O Pré Carnaval de Fortaleza nasceu da iniciativa popular e se enraizou em nossa cultura. Hoje é impossível pensar no mês de Janeiro sem fazer qualquer referência a esta popular festa. A Fortaleza se embeleza e ensaia, transbordando felicidade em todos os seus rincões. Uma alegria contagiante que a cada ano atrai mais gente de todos os cantos do Brasil e do mundo.

Este ano ocorreu uma mudança política em nossa cidade, sai de cena o PT e o PSB assumirá a Prefeitura. Teoricamente não era pra afetar em nada a festa, teoricamente… O Edital do Pré Carnaval que sempre é publicado em Agosto/Setembro este ano não foi publicado. O Edital fomentava e apoiava mais de 60 Blocos de todas as regionais (Veja aqui como funciona). Era um valor parco de apenas R$ 6.000,00 mas além disso contemplava apoio logístico e estrutural.

Para os Blocos da Praia de Iracema não há problema, visto que possuem gordos patrocínios das Cervejarias, Hotéis, etc. Para eles 6 mil não é mais que troco de cachaça. Os Blocos de lá viraram negócio rentável, profissionalizaram-se e o Baqueta inclusive abriu uma franquia no Rio de Janeiro! Agora e o Bloco ‘Urubu Encantado’ do Álvaro Weyne, a ‘Turma do Mamão’ do Moura Brasil, o ‘Chapéu de Touro’ do Zé Walter e o ‘Vá Tomar no Carlito’ do Carlito Pamplona? Estes serão os maiores prejudicados pois, sem o apoio financeiro e estrutural, ficam inviabilizadas as apresentações públicas e gratuitas.

E o famoso ‘Concentra Mas Não Sai‘ da histórica Praça do Ferreira? Este dificilmente irá desfilar sem apoio da Prefeitura. Não há viabilidade financeira sem patrocínios para contratar banda, palco, som, luz, banheiros químicos e segurança. O Bloco ‘Luxo da Aldeia‘ do Benfica está tentando ‘se virar’ com apresentações pagas em casas de shows e parcerias. Patrocínios ainda não existem, as grandes cervejarias só tem olhos para Praia de Iracema. E olhe que estamos falando do Bloco que mobiliza o Benfica juntamente com moradores e estudantes da UFC, UECE e IFCE. Logo o Benfica, do histórico ‘Quem é de Bem Fica’, futuro pólo cultural da cidade, ficar sem Pré Carnaval? É de lastimar…

O Pré Carnaval tem que entrar na política de governo da cidade e não ser apenas uma política de um governo que vem e passa. O apoio tem que ser total e irrestrito para todos. Senão o que iremos observar será nada mais que uma Festa elitista para poucos e a dizimação dos Blocos mais fracos e desemparados. Esse período de transição está coberto de incertezas e dúvidas sobre o futuro, mas espero que no final das contas todos sobrevivam e cheguem no Pré Carnaval 2014. Fica aqui meu desabafo como cidadão e folião.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.