Leriado: Quando Fevereiro chegar – Uma lírica de Fausto Nilo

Vamos aproveitar o ensejo do período pré momino para ajudar a divulgar mais ainda este ícone da cultura cearense. Há mais de mês, ansioso pelo Pré-Carnaval, estava folheando o Caderno 3 do Diário do Nordeste quando me deparo com uma matéria tecendo elogios a este Disco que mais nada mais é que uma justíssima homenagem a este grande Cidadão Quixeramobiense.

Já conhecia inúmeras músicas de Fausto Nilo nas vozes de vários intérpretes e sempre fui fã. Porém só fui ligar o nome do criador a sua obra (cara x crachá) após ser apresentado pelo Luxo da Aldeia. Sabe como é, no Brasil ninguém valoriza o compositor, apenas o intérprete. E foi o Luxo que fez aumentar minha admiração.


Fomos pessoalmente conhecer as origens do Fausto Nilo

O disco foi produzido pela Prefeitura Municipal de Fortaleza que ano passado homenageou este grande ícone no Pré e no Carnaval. Só isto já foi o suficiente para causar curiosidade e vontade de ir pesquisar a fundo toda história por trás desta imensa discografia.

Com intépretes bem selecionados e não obrigatoriamente cearenses o disco revisita os principais sucessos de Fausto Nilo e no final declara Bloco do Prazer como patrimônio musical do Ceará com todos entoando esta bela canção. Só lembrando que neste mesmo Carnaval ela foi carro chefe de toda promoção cultural realizada pela Prefeitura e foi slogan de todo material publicitário. Ao ler a matéria do Jornal ficou uma vontade doida de conseguir o CD. Tem para vender pela Biscoito Fino mas a ansiedade e a economia falaram mais alto e eu consegui aqui mesmo.

Recomendo você ouvir para lembrar que os Carnavais passados deixaram saudades não só nos mais velhos e sim em todos que amam a essência do período momino. Folia esta que não é feita com músicas descartáveis, nunca em hipótese alguma ouse comparar um Avião ou Safadão com Fausto Nilo que é falta de respeito.

Serviço:

CD “QUANDO FEVEREIRO CHEGAR – UMA LÍRICA DE FAUSTO NILO” – VÁRIOS – 2010

1- Vida boa (Armandinho/Fausto Nilo) – voz: Geraldo Azevedo
2- Coisa acesa (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Caetano Veloso
3- Santa fé (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Elza Soares
4- O elefante (Robertinho de Recife/Fausto Nilo) – voz: Fernanda Takai
5- Pão e poesia (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Ivan Lins
6- Chão da praça (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Carlinhos Brown
7- Periga ser (Robertinho de Recife/Fausto Nilo) – voz: Zé Ramalho
8- Eu também quero beijar (Moraes Moreira/Pepeu Gomes/Fausto Nilo) – voz: Zeca Baleiro
9- Zanzibar (Armandinho/Fausto Nilo) – voz: Jorge Vercillo
10- Pedras que cantam (Dominguinhos/Fausto Nilo) – voz: Moraes Moreira
11- Chorando e cantando (Geraldo Azevedo/Fausto Nilo) – voz: Fagner
12- Bloco do prazer (Moraes Moreira/Fausto Nilo) – voz: Fausto Nilo e todos

1 comment to Leriado: Quando Fevereiro chegar – Uma lírica de Fausto Nilo

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.