Pré Carnaval 2012: Bateria Unidos da Cachorra

A Bateria Unidos da Cachorra tem uma história que quem não a conhece mas gosta de Samba e Pré Carnaval deveria conhecer. Ela foi fundada no ano de 1997 na Rua Marechal Deodoro, bairro do Benfica. Lá se apresentava religiosamente aos sábados que antecediam o sábado de Zé Pereira. Ano após ano foi crescendo vigorosamente, atraindo cada vez mais público, fazendo com que aquela artéria não comportasse mais tamanha legião de seguidores.

Entre 1997 e 2006 a Bateria se apresentou no Benfica tendo por companhia o Bloco da Cachorra Magra. O leitor que chega a este ponto do texto fica na curiosidade de saber o porquê de tantas homenagens ao sexo feminino do melhor amigo do homem. Os moradores mais antigos contam que na Praça da Gentilândia, onde há feira aos domingos, costumeiramente vinham cachorros de rua comer os restos de alimentos. Por serem animais maltratados pela fome não tinham um porte saudável. Ainda há versões que dão conta sobre a existência de uma cadela magra que todos os feirantes nutriam simpatia, porém esta história não é confirmada. O certo é que, seja pela qualidade da matilha ou pela fictícia cadela, a Rua Marechal Deodoro ficou conhecida como Rua da Cachorra Magra. Os dois Blocos fundados fazem alusão a esse epíteto com orgulho, estampando a origem em seus nomes: Unidos da Cachorra e Cachorra Magra. Algumas marchinhas compostas fazem menção “a porra da Cachorra” (sic) entre outros causos.

Voltando a resenha… Em 2007 a Bateria em parceria com a boate Buoni Amicis debutou na Praia de Iracema desfilando seu bom samba. Era uma correria pois a Bateria desfilava até as 18 horas na Praia de Iracema e depois tinha que se apresentar as 19 horas na Marechal Deodoro. A inviabilidade e o cansaço dessa agenda só durou aquele ano. Em 2008 resolveram se apresentar as sextas no Benfica e aos sábados na Praia de Iracema, tal modificação foi mais sensata e melhor para todos.


Na Praça do Ferreira

Em 2010 findou-se a parceria com o Buoni Amicis assim como também as apresentações no Benfica. Naquele ano o Bloco firmou parceria com a boate Órbita e o Bloco De quem é esse Jegue. As apresentações seguiram o mesmo cortejo na Praia de Iracema porém com nova roupagem e patrocínios. Já os motivos que levaram o Bloco a abandonar o Benfica foram a violência promovida pelas brigas, disputa de paredões de som e o incômodo causado na área residencial. Em 2011 com a saída do Benfica o Bloco passou a se apresentar na Praça do Ferreira porém sexta a noite, num bairro comercial, ficou complicado de ter um bom público.

Este ano a Bateria desfilará de forma independente, porém com patrocinadores e com o apoio da Prefeitura de Fortaleza, através da verba do Edital de Pré Carnaval e todo o apoio logístico de trânsito, banheiros químicos e Guarda Municipal.

Finalizamos a materia com o novo samba enredo da Unidos da Cachorra, lançamento do Pré Carnaval 2012. Seguuura Cachorra!

1 comment to Pré Carnaval 2012: Bateria Unidos da Cachorra

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.