Pré Carnaval 2012: Bloco Luxo da Aldeia

Hoje iremos falar um pouco sobre um Bloco que vocês já leram muito por aqui. Mesmo assim não custa nada contar mais um pouquinho para quem não conhece. E se você o conheceu num dos Ensaios em 2011 e passou a ser fã então senta que lá vai história.

Em 2007 o Pré Carnaval efervescia, era uma espécie de segundo renascimento fortalecido pelo primeiro Edital da Prefeitura de Fortaleza que fomenta a criação desses Blocos em todos os bairros da capital. Quando falamos de segundo renascimento estamos implicitamente informando que já tínhamos Pré Carnaval antes da Prefeitura entrar na jogada.

Alguns demarcarão que o nascimento do Pré Carnaval foi em 2002 quando o Concentra Mas Não Sai apareceu pela primeira vez, outros irão falar dos Blocos lá da Rua Marechal Deodoro que apareceram em 1997. Só que o buraco é mais embaixo, até onde sabemos o Pré Carnaval de Fortaleza começou da forma que conhecemos com o Bloco Periquito da Madame em 1982. Então passemos a respeitar os pioneiros 😀 Leia mais

Desfilando com o apoio do Clube dos Diários a Banda Periquito da Madame fez sucesso durante muito tempo, mas com o ocaso dos Clubes a festa foi perdendo o brilho e presença de público. Nos anos 90, por volta de 94 e 95 houve o primeiro renascimento do Pré Carnaval com a tentativa de ‘fortalização’ do evento. Pegaram a Banda Mastruz com Leite, colocaram em cima de um Trio Elétrico com metais e guitarra, aceleraram o Forró e criaram um ritmo que hoje conhecemos como Forró Elétrico, porém na época tentaram vender como ‘Oxente Music’. Era um evento privado num espaço público, a nossa querida Praia de Iracema. Para fazer parte tinha que comprar o famigerado abadá e havia corda separando os brincantes do povo. A concorrência com o Fortal e a proximidade do Carnaval fez com que o evento fracassasse e assim encerrou-se esse renascimento.

Voltamos para 2007. Com uma ideia fixa na cabeça a galera do Luxo da Aldeia se organizou em um Bloco. A bagagem musical da banda tem diferentes influências de acordo com a origem dos músicos. Alguns componentes faziam parte do movimento cult-underground da cena local com uma banda chamada Rádio Illusion cuja influência era o Ska. Já outros foram se aglutinando de acordo com o círculo de amizade que uniu os amigos em um só ideal: valorizar os cantores e compositores cearenses.


A banda mais feia da cidade, ô povo fei!

A primeira apresentação da turma foi na Rua Waldery Uchôa em frente ao Bar Cantinho Acadêmico. A ideia foi prontamente abraçada pela comunidade universitária porém ainda era um Bloco acanhado com algumas dezenas de adeptos. Como o movimento cresceu houve a necessidade da mudança e o local escolhido foi a confluência das Ruas Francisco Pinto e João Gentil. Escolha acertadíssima pois ali ancora-se o tradicional Bar do Chaguinha que este ano completa 56 anos. Ao passar dos anos o bloco foi agigantando-se. Em 2010 por questão de desorganização da Prefeitura o Bloco não recebeu o incentivo do Edital, mesmo assim as forças arregimentaram-se em prol do Bloco e com muito esforço o Luxo da Aldeia se apresentou nas quatros sextas. Em 2011 a palhaçada se repetiu por parte da Secultfor, porém remediaram arrumando uma forma para o Bloco receber a enorme verba de R$ 6.000,00.

O ano de 2011 foi auspicioso, o Bloco fez vários Ensaios onde podemos citar: Acervo Cultural (2x), Vila Camaleão, Buoni Amicis com o Concentra Mas Não Sai, Clube 20 com a Bloco Unidos da Cachorra e com o Bloco Baqueta na Quadra dessa Bateria. Essas apresentações serviram para atiçar a vontade dos foliões e agigantar as fileras de fãs do Luxo. O que esperar de 2012? Muito sucesso! E podemos esperar tudo, menos a calmaria na Cidade!

ATUALIZAÇÃO

Um dos organizadores do Bloco, Mateus Perdigão, prontamente nos enviou algumas considerações para corrigirmos nosso artigo. Vamos lá!

Segundo Mateus o que uniu a turma foi o Grupo de Samba Gebedim. Na época ele tocava juntamente com o Rodrigo na Rádio Illusión porém o Rodrigo só entrou no Luxo em 2009. O Bruno Perdigão, vocalista e cavaquinho, foi convidado para entrar na Rádio Illusión em 2008. Da formação atual do Luxo e que fizeram parte do Gebedim figuram Mateus, Bruno, Tiago e João Paulo. Informou ainda que estes foram os fundadores juntamente com o Marcus Vinícius, do Concentra Mas Não Sai.

Ele disse que a mudança de local se deu principalmente pela rejeição dos moradores antes do evento acontecer. Durante as apresentações não foram registrados problemas e nem queixas, mesmo assim optaram pela mudança pois a Avenida 13 de Maio seria agente delimitador da Festa reduzindo a um espaço diminuto. Dessa forma o Bloco se apresenta desde 2008 no mesmo local.

1 comment to Pré Carnaval 2012: Bloco Luxo da Aldeia

  • roberto

    SE PRECISAR DE UM ADVOGADO CRIMINALISTA NA REGIÃO NORTE;
    ESCRITORIO DE ADVOCACIA DR.ROBERTO FÉLIX
    FONE (88) 36.95.50.90 e (88)99556332
    Atendemos durante o carnaval.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.