Arquivos

O Ébrio com Vicente Celestino


Clique para ampliar

O Ébrio estreou nesse final de semana no Cine Nazaré. Excelente filme dirigido com maestria pela cineasta Gilda Abreu, esposa do Vicente Celestino. Fui conferir de perto esse clássico do cinema e da música popular. A emoção começa ao adentrar o Nazaré, as poltronas mui limpas e confortáveis, dizem que foram compradas do finado Cine Fortaleza. A tela um espetáculo, enorme, as paredes acarpetadas para evitar problemas de ressonância acústica, dizem que os carpetes foram adquiridas junto ao North Shopping que há poucos anos reformou suas salas de exibição, o ar climatizado gelando quem não veio mais preparado. Na bilheteria está uma vizinha nossa, a Albanisa, que atualmente ajuda o Sr. Vavá , nosso Alfredo alencarino. Quando chegamos já está sendo exibido uma película do Canal 100 contando a história de um Panamericano de Basquete que não me recordo.

O filme começa com o Gilberto Silva (Vicente Celestino) vindo do interior, rapaz humilde, sem posses, interrompeu os estudos de Medicina por conta da falência familiar. Procura ajuda na casa dos parentes onde é recebido com portas fechadas. Fica a vagar nas ruas, sem esperança, cansado, com fome e desiludido da vida. Resolve ir à igreja orar por dias melhores, vendo isto o Padre resolve lhe convidar para ceiar. Durante a ceia oferece-lhe teto enquanto não conseguir emprego, Gilberto prontamente aceita. Ele sai a procura de emprego e todas as empresas dizem que não há vagas. Até que ele escuta na Rádio que está havendo um concurso de calouros com premiação de 200 mil cruzeiros. Resolve participar e canta a música Porta Aberta , aplaudido de pé Gilberto ganha o concurso e o prêmio. A partir daí ele começa a cantar na rádio, grava várias músicas e passa a ganhar muito dinheiro, com as posses ajuda o Padre nas obras da igreja e termina os estudos de Medicina. Passa a ser um grande cirurgião de renome e muito rico. A família que antes havia lhe dado as costas agora o paparicava, foram em seu casamento pedir perdão onde foram prontamente atendidos. Desde desse dia nota-se o interesse do primo José na esposa de Gilberto, a Marieta.

Passam-se 5 anos e o primo de Gilberto, o invejoso José, engedra um ardil para roubar a esposa do primo. Combina com uma amante da mesma ir à casa do Gilberto, que estava viajando devido a doença do pai, e se apresentar à Marieta como amante do Gilberto. A esposa acredita na armação e foge de casa com o primo que sempre a amou. Gilberto retorna após o falecimento do pai e encontra a carta de despedida na mesa. Depois do duro golpe da morte do pai agora a vida prega-lhe outra peça com o abandono da esposa. Não resta outra coisa senão sair de cena, ele ao andar pela cidade simula sua morte trocando de roupa com um mendingo que foi morto atropelado. Daí então morre o Dr. Gilberto Silva, famoso cantor e cirgurgião renomado e nasce o Ébrio. Nesta forma de vida ele encontra a felicidade pois todos seus amigos de infortúnio são amigos legítimos, não estão interessados em suas posses. Até que um dia ele num bar reencontra sua esposa, que havia sido abandonada por José o qual fugiu para os Estados Unidos com todo o dinheiro dela. Ele perdoa o erro grave da mulher porém não se reconcilia. E assim fecham-se as cortinas e a luz é acesa. Seu Vavá avisa que é findado a exibição e aquela estória triste fica nas nossas cabeças.

Eis um vídeo de um trecho do filme, onde ele está no bar e uma escritora pede pra ele contar a história de vida dele. Ele pega o violão e começa a cantar mais uma página do cancioneiro popular brasileiro.


Vicente Celestino canta O Ébrio

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

  

  

  

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.